Excel: Sabe o bastante para o cargo de gerência?

ESTÁ NA HORA DE RENOVAR MEUS CONHECIMENTOS EM EXCEL

Compartilhe nas redes!

Todos os cargos que exigem o Excel possuem rotinas bastante atarefadas. Mas, para os cargos de gestão e gerência, essas tarefas são amplificadas, já que o número de informações cresce, vindo de equipes inteiras para serem analisadas.

São de responsabilidade da gerência a análise, revisão e aprovação de muitos dados que estão no Excel, pois é a forma mais fácil de organizá-los. Somente os conhecimentos mais básicos não são necessários para atender essas demandas. 

Excel: Sabe o bastante para o cargo de gerência? 1

Por isso, quando você quer subir de cargo, mas não tem um nível avançado de Excel, isso atrasa e até impede o seu processo de contratação. Você pode até ter todas as skills referentes à sua área de atuação, mas é o seu aprendizado de Excel avançado que demonstra que você tem a capacidade de “abraçar” toda a responsabilidade e demanda que chegará para você com organização e agilidade.

 

Funções de Excel necessárias no processo de aprovação do seu currículo

Talvez, você já conheça algumas dessas funções e fórmulas de Excel, mas precisa expandir mais sua habilidade sabendo todas elas e as que mais você puder para impressionar.  

Aqui vão as principais:

 

1. Funções automáticas de SOMA no Excel

As famosas funções de soma lembram a agilidade. Utilizar funções para automaticamente somar o que você precisar, sem encontrar dificuldades em suas diferentes posições nas células das planilhas. É importante para muito mais cargos, mas imagine uma posição de gerência que recebe muitos dados financeiros. Não dá para ficar sem!

 

2. Aprenda a usar a função de índice no Excel

A função índice te permite obter qual valor na matriz corresponde à posição informada por você. Saber procurar por informações específicas no Excel, no meio de muitos dados, é fundamental. 

Vamos supor que você tem, por exemplo, listadas várias informações dos seus funcionários, ou mesmo clientes, mas você precisa montar uma tabela somente com seus números de contato. Essa função irá te ajudar.

 

3. Funções de datas no Excel

Para quem trabalha no RH das empresas, além das funções anteriores, precisa dominar bem as funções de datas do Excel para prever, através das fórmulas, dias de pagamento, ou férias, por exemplo, quantos dias úteis um certo mês possui, ou até mesmo criar aniversário da contratação de alguém. 

As funções de datas são bastante abrangentes e serão utilizadas diariamente por esses profissionais. 

 

4. Tabela Dinâmica para organizar dados no Excel

As Tabelas Dinâmicas vão te ajudar a analisar e julgar os dados que você possui, ou que foram entregues para que você cumpra essa função. 

Por exemplo, você recebe uma tabela cheia de notas de provas de disciplinas, datas e turmas diferentes. Com a tabela dinâmica você pode analisar o desempenho de um aluno em determinado mês, semestre, ou ano. Podendo separar por disciplina, ou até mesmo visualizar somente quem irá precisar passar por uma “recuperação”. 

Você escolhe o que é mais importante visualizar e como será visualizado. 

 

5. Função SE do Excel

Essa é uma das funções mais interessantes e populares do Excel. Com ela, aplicamos lógica e comparação de dados para gerar os resultados que queremos analisar. Resultados estes que podem ser diferentes para a mesma célula. 

Como o próprio nome sugere, ela aplica uma condição “se”. 

Por exemplo, se tais funcionários trabalham no turno da tarde, eles devem ir para um treinamento de atualização. 

 

Gostou do conteúdo? Conheça nosso canal no YouTube!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Também recomendamos que leia este artigo!
Vamos aprender funções de soma e como isto pode ajudar…